A anorexia nervosa
A Anorexia nervosa é um distúrbio do comportamento alimentar que acomete principalmente as mulheres jovens, as quais tem uma preocupação excessiva com a aparência e a forma do corpo. O medo mórbido de engordar leva essas jovens, geralmente na faixa de 15 a 20 anos e de famílias abastadas, a se sentirem gordíssimas mesmo quando estão à beira da morte por causa da desnutrição. Estas jovens são, muitas vezes, bonitas, inteligentes, que tinham um bom desenvolvimento escolar e vida social saudável. De repente, começam a diminuir a quantidade de comida que ingerem e a fazer exercícios fisicos feito malucas, varias vezes ao dia. A cura, apesar de parecer simples, pois basta comer, é incrivelmente complexa porque simplesmente a doente não come. Os pais geralmente se sentem culpados e muito aflitos, pois assistem a filha definhar a cada dia, e se sentem impotentes diante desse quadro destrutivo. A anorexia é uma doença crônica e como tal deve ser tratada. É uma doença de caráter biológico, genético e psicológico. As pacientes anoréxicas, se pressionadas, reconhecem que de fato estão magras, apesar da sensação de obesidade. Essa consciência é que diferencia a anorexia de outras doenças psicológicas, nas quais a paciente rompe a relação com a realidade. O tratamento exige sempre equipe multidisciplinar com médico, psicólogo e psiquiatra.
Anorexia Nervosa e Bulimia
O que é Anorexia Nervosa?
É um transtorno alimentar em que a pessoa priva-se de se alimentar, levando-a a um emagrecimento a níveis abaixo do peso mínimo normal. Essas pessoas, na maioria mulheres, têm plena convicção de que são gordas e a idéia de virem a ganhar gramas, as apavora e gera angústia.
Quais outras características podem sinalizar a Anorexia Nervosa?
Existe uma obsessão pela idéia do emagrecimento em pessoas com Anorexia Nervosa. O peso corporal é uma obsessão e o pensamento gira sempre em torno de comida. É comum que colecionem receitas e cozinhem para que os outros à sua volta comam "por elas". As mulheres tem seu ciclo menstrual interrompido por no mínimo 3 semanas consecutivas, e o corpo perde os caracteres femininos devido ao emagrecimento exagerado. Mesmo assim, permanecem em constante dieta hipocalórica e estão sempre insatisfeitas com sua aparência física e com a crença de que estão gordas. As anoréxicas desenvolvem rituais estranhos em torno da alimentação e muitas vezes comem escondido. Outra obsessão são os exercícios físicos que chegam a ser praticados em exagero para acelerar a perda de peso e compensar o mínimo de ingesta alimentar. A Anorexia Nervosa faz com que a vivência da forma do corpo seja distorcida e gera sofrimento.
Muitas raparigas chegam a necessitar de internamento hospitalar devido ao risco de óbito pela baixa ingestão alimentar.
Existem tipos diferentes de Anorexia Nervosa?
Sim. O DSM IV descreve 2 tipos. Um em que o indivíduo apenas recusa-se a manter o peso corporal no nível normal e priva-se de comer, sem no entanto envolver-se em auto-indução de vômitos e abuso de diuréticos e laxantes. No outro tipo de Anorexia Nervosa, os jejuns prolongados alternam-se com episódios de comer compulsivo e posterior purgação através de vômitos e abuso de laxantes e diuréticos.
Como se trata a Anorexia Nervosa?
Em geral a anorexia nervosa está associada a depressão e por isso é tratada com antidepressivos.
Em termos psicológicos pode-se dizer que a necessidade de manter o corpo com caracteres assexuados e a própria suspensão da menstruação, caracteriza dificuldades em relação à sexualidade madura.
A psicoterapia actua sobre esses factores e ajuda o indivíduo a prevenir e identificar recaídas.
Outro papel importante da psicoterapia é o auxílio no desenvolvimento de uma identidade sexual madura, e a identificação de situações que favorecem
O que é a Bulimia Nervosa?
É um transtorno alimentar em que o indivíduo tem episódios frequentes de ingesta alimentar compulsiva. Em pouco tempo o bulímico consome grande quantidade de alimentos e de preferência, alimentos hipercalóricos. Existe um sentimento de falta de controle sobre o comportamento de comer e o indivíduo sente-se incapaz de parar de
alimentar-se. Em geral come muito rápido e chega a passar mal, pois ingere grandes quantidades de comida num período de tempo determinado. Para compensar a ingesta alimentar exagerada, o bulímico faz longos períodos de jejum, induzem vômitos, usam laxantes, diuréticos, enemas e praticam exercícios físicos de forma obsessiva.
O Bulímico é aquele indivíduo gordo que come muito?
Não. Em geral o bulímico mantém seu peso no nível normal ou pouco acima do normal e por isso seu problema passa despercebido. Em geral se alimentam pouco na frente dos outros e quando a sós comem compulsivamente. Depois se "desintoxicam" passando longos períodos dentro do banheiro para induzirem vômitos ou fazendo jejuns prolongados.
Que outros sinais indicam a Bulimia Nervosa?
Como na Anorexia Nervosa, há a interrupção da menstruação; o interesse exclusivo por alimentos e calorias e rituais alimentares; obsessão por exercícios físicos; a presença de depressão grave e o comer escondido como prática comum. O que diferencia a Bulimia Nervosa é a ingestão compulsiva e exagerada de alimentos; a alimentação excessiva sem ganho de peso; a auto-indução de vômitos e abuso de laxantes e diuréticos.Alguns bulímicos tem problema de dependência de drogas e alcool e de furto compulsivo (cleptomania).
Todo Bulímico induz vômito?
Não. Existe a bulimia sem purgação. Neste caso o peso é mantido devido aos jejuns e exercícios físicos praticados obsessivamente.
Como é tratada a Bulimia Nervosa?
Como na anorexia nervosa,na bulimia nervosa há presença de depressão. Por isso os antidepressivos são aconselhados.No aspecto psicoterápico a questão gira em torno do controle que surge excessivo nos jejuns e desaparece por completo nas compulsões. É quase regra que o bulímico padeça de sentimentos de culpa após seus rituais de comer compulsivo e tenha dificuldades nos relacionamentos interpessoais